Especialistas valorizam experiências mais humanas nas organizações
A pandemia foi uma impulsionadora global de mudanças nas relações e comportamentos. Para acompanhar essa nova realidade, o mercado de trabalho se transforma cada vez mais rápido, exigindo o mesmo de seus profissionais. Veja quais são as competências que o profissional de RH precisa desenvolver para estar cada vez mais atualizado.
O tema foi discutido na LIVE “RH do Futuro” realizada nesta quarta-feira (5) em nosso instagram. Evento ideal para profissionais da área que buscam inovação, novas tendências e estão em constante desenvolvimento. Richard Vasconcelos, nosso CEO, convidou Adriano Lima, Diretor de Recursos Humanos da Minerva Foods e um dos Conselheiros da LEO Learning Brasil.
Ainda que as organizações pareçam 100% prontas para o novo normal, seus profissionais continuam se transformando e exigindo, assim, novas atitudes. Especialmente quando falamos dos líderes de pessoas, que precisam cuidar e oferecer experiências cada vez mais reais e de impacto, ainda que a distância.
Fazendo uma analogia à teoria das espécies, criada pelo cientista Charles Darwin, Richard afirma que “a pandemia veio para mostrar que, não é o mais forte ou mais inteligente que sobrevive, mas quem melhor se adapta às mudanças. E a forma de se adaptar é estar sempre aprendendo”.
Adriano, concorda e traz à luz a importância da adaptabilidade para esse profissional. Ele afirma que o conceito é vivido cada vez mais pelos profissionais da área, que precisam estar abertos para essas transformações. Assim como a agilidade, que envolve não só a velocidade, mas a mudança de direção sem perder o equilíbrio.
Buscando um RH mais Estratégico e Humano
A área de Recursos Humanos apostar menos em seu lado de execução e apostar em uma combinação do desenvolvimento de competências dos seus profissionais. Para que se torne cada vez mais estratégico e humano, é preciso prestar atenção neste novo perfil. “As pessoas precisam estar no centro do processo”, comenta Richard.
Como exemplo, temos nosso rápido crescimento enquanto empresa. Foram 80 contratações durante a pandemia. Hoje, o time da LEO tem 120 colaboradores e milhares de admiradores. Mudanças e experiências internas mostraram a necessidade de um RH Estratégico. Hoje, chamada Cultura e Pessoas. “Hoje, em todas as reuniões de diretoria as nossas ações são voltadas para as pessoas. A empresa que não olha para o seu RH como estratégico está com seus dias contados”, diz Richard.
E Adriano completa: “Estratégico é o que faz a empresa gerar resultados. Como contribuir para a empresa ser ética, sustentável, encantar seus clientes e muito mais. Muitas vezes precisamos saber não só do negócio, mas de negócios”. Isso envolve ter competências técnicas, com habilidades práticas em sistemas utilizados em diferentes atividades da área de RH, dominar os processos e ferramentas também são fundamentais.
Decorar a missão, visão e os valores da organização por si só não muda. Para o profissional de Recursos Humanos, a competência de negócios tem mais relação com o entendimento sobre negócios e processos internos das áreas. Outra competência importante e de impacto quando falamos de RH do Futuro é o comportamento humano. Isso envolve não é só gostar de gente, mas dominar e equilibrar esse comportamento. Entender de pessoas.
Desenvolver competências é só o começo. A mudança de mindset do RH é pensar no negócio como um todo e discutir seu desenvolvimento com as outras áreas da empresa. Só assim para ser o RH Estratégico e do Futuro que estamos buscando.
Veja abaixo a LIVE completa:
Conheça a nova trilha do Learningflix
Sua empresa busca treinamentos de impacto? Nossa trilha RH do Futuro foi feita para isso! Para saber mais, clique aqui e deixe o seu contato.